Projeto Anjos e Cia

O benefício da figura de um palhaço no hospital

Quando levamos o palhaço ao hospital, abrimos as portas para um universo de possibilidades de troca, de riso, de jogo, que só esta figura libertária pode proporcionar. Em um ambiente onde todas as ações devem ser medidas com exatidão, tentando sempre acertar e se errar, ele assume as consequências dos seus atos, até o fim, instaura um novo espaço onde vale cantar, dançar, falar bobagens e rir de si mesmo. A arte pode fazer isso, transformar espaços e pessoas. Nosso objetivo é tirar por alguns minutos, o paciente do seu estado de “paciente”, dando a ele a oportunidade de viajar com os palhaços para um lugar novo, onde tudo é possível. Além da descontração dos pacientes e acompanhantes, um bom trabalho na área de humanização precisa dar suporte para um avanço no exercício do trabalho do profissional de saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares, etc.), estimulando-o a facilitar sua relação com o paciente e com o ambiente de trabalho, visto o desgaste, risco e a delicadeza que é lidar com vidas o tempo todo.  

Acreditamos que uma atividade de qualidade em humanização deve inspirar o profissional de saúde a investir na qualidade do encontro com o paciente e valorizar seu lado saudável, agregando valor a seu exercício profissional. Talvez o palhaço não mude o quadro clínico do paciente, pois apesar de se passarem por palhaços-doutores, são simplesmente palhaços, seres capazes de amar de uma forma tão grandiosa e intensa, que com certeza a doença ficará em segundo plano.

Atualmente o projeto no Hospital Santa Clara, conta com visitas semanais dos atores (1x por semana), em toda a estrutura do Hospital.

O grupo Anjos e Cia é formado por cinco atores-palhaços, sendo eles: Guilherme Almeida (Tydes), Heloísa Mirzeian (Lôloca), Pollyana Medeiros (Tullipa), Amanda Aloysa (Chica Benta) e Valéria Gianechini (Juliette), que construíram boa parte de sua história se caracterizando como palhaços em hospitais, casas de assistência a idosos e outras instituições.

Veja na galeria ao lado, fotos da cobertura das visitas e ações do grupo Anjos e Cia no Hospital Santa Clara*.

 

*Todas as fotos postadas possuem autorização de imagem.