Instalações e Serviços

Alta Complexidade

UTI Adulto

  • A UTI

    O Hospital Santa Clara possui 31 leitos de características variáveis, uma vez que recebe pacientes clínicos e cirúrgicos.

    Conta com equipe multidisciplinar altamente qualificada para atender pacientes e seus familiares de forma integral.

    A UTI adulto do Hospital Santa Clara disponibiliza uma estrutura confortável para acolher os familiares dos pacientes internados de forma humanizada, com esclarecimentos e apoio multidisciplinar, com psicóloga e assistente social.

    Em um momento de extrema sensibilidade e receios, quando alguém que nos é especial é colocado sob a responsabilidade de terceiros, que nós não conhecemos, esta estrutura vem para quebrar paradigmas. Promovemos um envolvimento entre família e equipe assistente, onde durante a visita, dúvidas são esclarecidas e informações sobre o tipo e forma do cuidado dispensado ao seu familiar são informados pela equipe médica com a presença da equipe multidisciplinar. Este momento é de suma importância, contudo ver o nosso ente querido também é primordial. Após ver o ente querido, o familiar receberá neste horário o boletim médico oferecido pelo especilista. Sendo importante a presença de pessoas que tenham condições de ser multiplicadores destas informações para os demais familiares que não compareceram. Esta avaliação é feita diariamente por nossa equipe.

    Durante a estadia de seu familiar na UTI, ele estará sob nossos cuidados. Diariamente, será cuidado pela equipe de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro do plantão e do enfermeiro coordenador da UTI, juntamente com equipe médica, fisioterapeuta e profissionais do serviço psicossocial composto por psicólogo e assistente social, nossa intenção é o cuidado integral, com atenção aos aspectos físicos, psíquicos e sociais.

    Para que toda estrutura funcione e atenda nossas e vossas expectativas, necessitamos de uma estrutura organizacional com fluxograma bem estabelecido, e contamos com a compreensão de vocês para este fato: Regras são importantes para entendermos nossos limites e melhorarmos processos. São flexíveis de acordo com a demanda de nosso cliente: o paciente.

     

  • Admissão

    Este momento é um dos mais dolorosos para a família e muito importante para nós. É nele que as relações de cumplicidade são estabelecidas, e ao mesmo tempo, é fundamental para obtermos as informações pertinentes, ao seu familiar, agora sob nossos cuidados. Diante disso, necessitamos que toda e qualquer informação quanto à situação do paciente, medicamentos em uso e/ou outros problemas de saúde, como outras doenças, alergias, cirurgias realizadas, internações prévias, sejam informadas a equipe. Temos a preocupação de dar a devida importância para estas situações e multiplicá-las para toda a equipe, obtendo uma maior segurança no cuidado.

    No primeiro contato com a equipe psicossocial e nos demais que virão, é importante, que coloque suas dúvidas e receios para que tenha a devida atenção da equipe multidisciplinar.

    Na admissão na Unidade você receberá uma cartilha contendo todas estas informações, mas como dito, sempre terá algum membro da equipe ao seu lado para esclarecimentos.

     

  • Boletim médico

    Esse momento é muito importante, onde os membros da família designados obterão às informações, de seu ente querido que se encontre sob nossos cuidados. Ocorre uma vez ao dia o horário de visitas, quando já teremos os exames realizados de manhã, e seu familiar já devidamente avaliado pelo médico. Com isso as informações são as mais completas possíveis para serem multiplicadas. 

  • Dicas para a família

    Se temos um familiar doente, todos nós compadecemos de um sofrimento comum, contudo no momento da visita, é importante manter o equilíbrio e sermos otimistas e motivadores de nosso ente querido. Se esse momento é difícil ser ou se tornar forte, conte conosco, pois disponibilizamos uma equipe para lhe acolher nesse momento e auxiliá-los.

     

  • Horário de visitas

    • 17h às 17h30

    *Somente dois visitantes por leito.

     

  • Período que o paciente permanecer na UTI

    Nesse período seu familiar estará recebendo tratamento específico e cuidados, contudo esse processo é dinâmico e haverá situações que a rotina será modificada, pedimos a compreensão nestes momentos, embora possa trazer algum transtorno para você. Lembre-se que tal fato é para uma atenção ao paciente, que pode ser seu familiar.

    Durante a visita você será instruído quanto aos cuidados que deve tomar ao adentrar em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), é de extrema importância que você se atente a estes cuidados, e na dúvida, chame qualquer profissional da Unidade que ele estará capacitado para lhe atender. Tais medidas protegem todos pacientes, aqui lembramos que temos outros pacientes, e se me comporto de forma adequada todos se beneficiam.

    Nossa UTI conta com uma equipe multidisciplinar, pois acreditamos que em momentos como estes todos os esforços devem ser canalizados para promover o melhor tratamento.  Seja com recursos tecnológicos, sejam nos cuidados clínicos com abordagem dos aspectos físicos, psíquicos e sociais,

    Nossa missão: “Prestar um serviço humanizado e com alta qualificação e tecnologia, aos pacientes, cuidando de sua saúde de forma integral”.