Instalações e Serviços

Alta Complexidade

Centro Cirúrgico

 

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Clara atualmente conta com 7 (sete) salas cirúrgicas sendo, 5 (cinco) salas completas para todas as especialidades independente da complexidade e 2 (duas) salas para o Centro Obstétrico localizadas junto a área específica para a recepção do recém-nascido (RN).

O setor possui ampla área de recuperação pós-anestésico (RPA) com 4 (quatro) leitos, onde o paciente permanece até estar em condições clínicas adequadas para ser encaminhado ao leito.

Além das áreas de atendimento o Centro Cirúrgico do Hospital Santa Clara, possui toda a estrutura necessária para atuação seguindo as orientações e medidas de segurança estabelecidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), da internação do paciente até a finalização do seu procedimento e estadia no Hospital, a fim de cumprir com sua missão de prestar assistência de qualidade, com alta taxa de resolução.

Desta forma os padrões estabelecidos foram:

  • Recepção: Confirmação do mapa cirúrgico e identificação do paciente com pulseira.

  • Leito: Caso a cirurgia não seja efetuada no horário da internação o paciente é encaminhado para o leito de internação, antes de realizar o procedimento, para maior conforto e comodidade do mesmo e do acompanhante.

  • Centro Cirúrgico: Cirurgia Segura - é realizado um Check-list que aborda itens fundamentais para garantir que os procedimentos, desde os básicos aos de maior impacto, se tornem seguros para o paciente. Tal processo implica na utilização de um questionário para verificação de pontos-chave de segurança na rotina operatória, tendo como principais perguntas: nome do médico, nome do procedimento cirúrgico, relato de alergia, confirmação do tempo de jejum, declaração de reserva de sangue, leitura e assinatura do Termo de Consentimento antes do procedimento, declaração de doenças como: diabetes e hipertensão arterial e por fim, após a cirurgia o enfermeiro (a) confere todos os materiais utilizados no procedimento, para checar o que foi pedido com o que foi entregue.