Serviço Social

 

O departamento de Serviço Social do Hospital Santa Clara funciona como facilitador de processos internos, na forma de mediação, com atendimento humanizado e personalizado aos pacientes, familiares e colaboradores, fornecendo suporte emocional e orientação em relação às dificuldades enfrentadas no processo de hospitalização e buscando soluções de problemas sociais nas diversas áreas, proporcionando um diferencial de atendimento.

A assistente social atua em todas as áreas do Hospital, propiciando a promoção e emancipação do usuário, para que este possa ser agente no processo de mudança da sua própria realidade.
O trabalho com pessoas hospitalizadas e seus familiares torna visível à vulnerabilidade que acomete todos os que passam por essa situação, mostrando a importância da luta pela humanização no atendimento. Isso fica ainda mais evidenciado, pois estão vivendo um momento de fragilidade e ansiedade devido à enfermidade, que atinge também seus familiares.

Cabe ao assistente social, enfatizar a importância da participação da família na recuperação do paciente, sendo acolhida, orientada, atendendo as suas necessidades diversas como informações, encaminhamentos e outros.
Como parte de uma equipe multiprofissional, o Serviço Social, contribui de forma positiva, para que paciente/família participem do processo de desmistificação da doença e tratamento visando atender, apoiar, facilitar a compreensão, dar suporte ao tratamento, auxiliar a entender os sentimentos, prestar esclarecimento sobre a doença e fortalecer o grupo familiar.

O trabalho de acolhimento feito com os familiares dos pacientes da UTI Adulto no momento da admissão se dá através de orientações e condução de como as visitas até o leito do paciente devem ser feitas, para oferecer segurança e humanização ao paciente e aos familiares.

Visando ainda qualidade do atendimento dentro do processo de humanização, o serviço social do Hospital Santa Clara, identifica a importância do atendimento psicológico para pacientes internos.  
O departamento intermedia solicitações ao plano de saúde, assistência domiciliar e remoção, conscientização dos pacientes e familiares sobre as rotinas e normas do Hospital Santa Clara e também acompanha visitas diárias aos leitos de UTI adulto.

A atuação se estende também ao Projeto de Responsabilidade Social do Hospital Santa Clara - o Projeto Clara Voz e gestão do serviço de Ouvidoria.

 

Contato Serviço Social:

Fone: (34) 3239-6190

E-mail: servicosocial@hospitalsantaclara.com.br

 

Contato Ouvidoria:

Fone: (34) 3239-6065

E-mail: ouvidoria@hospitalsantaclara.com.br