Psicologia Hospitalar

O Serviço de Psicologia do Hospital Santa Clara atua no atendimento e acolhimento à pacientes e seus familiares. A hospitalização pode ser vivida como um dos momentos mais difíceis do adoecer. Nesse cenário, o papel do psicólogo torna-se fundamental para auxiliar paciente, família e equipe a enfrentar as patologias, as internações e seus tratamentos. Assim compreendemos a importância da dimensão psicológica dentro do contexto clínico do paciente, pois se não tratado adequadamente pode contribuir de maneira negativa na recuperação do mesmo.

Atualmente o serviço é direcionado a UTI Adulto de segunda à sexta-feira, durante 6h diárias.

Outros setores também são atendidos, porém mediante solicitação da equipe médica, multidisciplinar, familiares ou pelo próprio paciente, sendo eles:

UTI Neonatal

Unidades de Internação

Pronto Atendimento

“O Psicólogo oferece e desenvolve atividade em diferentes níveis de tratamento, apresentado como principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão e/ou serão submetidas a procedimentos médicos (invasivos ou não), visando assim a promoção e/ou recuperação da saúde física e mental. Além disso, o psicólogo auxilia na intervenção direcionada a relação médico/paciente, paciente/família, paciente/equipe, paciente/paciente e do paciente em relação ao processo de adoecimento, hospitalização e procedimentos” (Conselho Federal de Psicologia, 2001).

 

Contato da Psicologia Hospitalar: (34) 3239-6148

E-mail: psicologia@hospitalsantaclara.com.br