Saúde em Destaque

19/08/2019

Conheça os benefícios do ciclismo para o corpo

São inúmeros os benefícios que a prática do ciclismo proporcionam para o corpo. A melhoria da função cardiorrespiratória, o fortalecimento muscular e o controle da saúde mental são exemplos. É uma ótima escolha na hora de sair do sedentarismo e como ajuda para reduzir o peso indesejado.

 

O ciclismo é um esporte amplo, com vários modos de execução, que podem variar desde um passeio familiar a competições de velocidade ou endurance; de aulas de spinning a viagens de bicicleta; de execução de manobras radicais a utilização como meio de transporte (barato e ecológico!). São muitas as formas de se utilizar a bicicleta. E todos os praticantes, independente da modalidade, são ciclistas.

 

Porém, cada modalidade do ciclismo tem seus benefícios e também seus riscos. Algumas dicas e cuidados são importantes aos praticantes e aos que desejam iniciar ou aumentar a prática do ciclismo. 

 

Para começar a atriz principal: a bicicleta. Utilize a bike correta para o tipo de modalidade que deseja praticar. Existem vários modelos e especificações que ajudam na performance e evitam lesões. É muito importante que a bicicleta esteja regulada e dimensionada de acordo com seu corpo, principalmente para praticantes de atividades de longa duração, que executam o movimento repetitivo milhares de vezes para produzir o movimento da sua “magrela”.

 

O equipamento: roupas adequadas, itens de proteção, calçados especiais, materiais de hidratação, kit de reparos e primeiros socorros, aquela barrinha de cereal... um ciclista prevenido evita dissabores e pode ajudar os companheiros!

 

O preparo físico. Esteja preparado para o caminho que pretende percorrer. A evolução do condicionamento para o ciclismo é gradativa. Exceder os limites do corpo podem desestimular a prática futura e até mesmo colocar em risco a saúde.

 

Fique esperto! Muitas vezes a prática do ciclismo ocorre no meio do trânsito de automóveis. Respeite para ser respeitado. Mas na dúvida freie antes. Geralmente acidentes no trânsito envolvendo ciclistas geram sérias contusões.

 

A bicicleta é fascinante. Para quem tem vontade, vá em frente que não vai se arrepender! Para os praticantes, bom pedal!

 

19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista. Que essa data estimule cada vez mais a prática saudável de pedalar e consolide a consciência nacional do respeito ao ciclista.

voltar