Saúde em Destaque

26/04/2019

Hipertensão é fator de risco para infartos e derrames

26 de abril é o Dia da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, trata-se de uma data para, por meio de ações e campanhas, conscientizar a população e incentivar hábitos de prevenir a doença, através da mudança da rotina e de alguns costumes. Essa doença é caracterizada por um aumento anormal e constante da pressão do sangue.

Esse desequilibro prejudica os rins, vasos sanguíneos, cérebro e, principalmente, o coração, pois esse deixa de receber quantidades adequadas de sangue e fica com a oxigenação comprometida. Esse quadro pode levar ao risco de infarto. Além desses danos, há chances de rompimento e entupimento dos vasos, caso isso ocorra no cérebro, pode ser que ocorra um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.

Alguns hábitos diários podem auxiliar na prevenção da hipertensão, como evitar o consumo excessivo de sal, alimentos gordurosos, controlar a alimentação e o peso, praticar exercícios físicos, diminuir o consumo de açúcar, bebidas alcoólicas e fumo.  Além disso, recomenda-se o aferimento da pressão com frequência, a fim de manter-se informado e perceber caso ela se mantenha elevada por muito tempo.

A hipertensão é uma doença que deve ser constantemente monitorada, para que seja feito o uso correto de medicamentos e a prevenção de doenças. Ela pode não apresentar sintomas e, em longo prazo, causar infartos e derrames.

voltar