Saúde em Destaque

11/04/2019

Dr. Hermilon Correa: referência de médico, pessoa e cidadão

Ontem, 10 de abril, perdemos um dos grandes disseminadores da medicina em Uberlândia e região: Dr. Hermilon Correa, cofundador do Hospital Santa Clara. 

Um homem de competência, determinação, ética, humildade, dedicação e honestidade, qualidades e virtudes que eram estampados em seu rosto e em suas atitudes. Um homem apaixonado pela vida.

Nascido em novembro de 1923, estava com 95 anos e levava uma vida tranquila, sempre rodeado de familiares e amigos.

Ele era de Sacramento, mas cresceu no Rio de Janeiro e devido a paixão por sua esposa, escolheu Uberlândia para morar e exercer sua profissão. Quando chegou na cidade eram apenas 33 médicos e muitas vezes fazia partos nas áreas rurais, sem cobrar nada, pois as famílias eram muito humildes.

Juntamente com Dr. Rui Cota Pacheco, reabriram a Casa de Saúde e Maternidade Santa Clara, onde trabalharam juntos por 10 anos, até a chegada do Dr. José Olímpio e Dr. Ismael.

Se orgulhava em ter exercido a medicina com honestidade e dedicação. Se preparou para vir ao interior, com título até mesmo de medicina rural. Era apaixonado pelo que fazia e pelo conhecimento. “Aqui mesmo depois de ser dono de hospital e médico renomado, quando eu não tinha nada para fazer, ajudava todos os outros médicos em todo tipo de cirurgia. Todo esse pessoal que atua em cirurgia ginecológica no Hospital Santa Clara, sempre que podia, eu ajudava como auxiliar”, contava.

Em sua carreira na obstetrícia realizou mais de 20 mil partos, exerceu a profissão por 75 anos, participou da fundação da Faculdade de Medicina de Uberlândia, da Unimed Uberlândia, do Cajubá Country Clube, entre tantos outros empreendimentos. E principalmente, é uma das razões da existência do Hospital Santa Clara e do nosso propósito de atender com qualidade e calor humano. 

A família Santa Clara deixa aqui seus sinceros sentimentos a esse grande homem que escreveu nossa história e vai deixar saudades. A ele nosso agradecimento e o compromisso de manter vivo seu legado e o seu propósito.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE SUA HISTÓRIA:

 

voltar