Saúde em Destaque

04/02/2019

INCA estima 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2019

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que consistem no crescimento desordenado de células invasoras de tecidos e órgãos. Suas variações já são uma das principais causas de adoecimento e óbito no mundo, juntamente a outras Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), como as doenças cardiovasculares, obesidade e transtornos mentais. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as estimativas são que em 2019 ocorram 600 mil casos de câncer no Brasil.

Os cânceres de próstata, pulmão, mama feminina, cólon e reto são os mais frequentes. Para esse ano, a previsão do INCA é de que para os homens o câncer de próstata será o mais comum e, para as mulheres, o de mama. O instituto ainda informa, que as regiões com maior número de enfermos é a Sul e a Sudeste.

O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento, por isso, é importante estar atento a alterações no organismo como: perda de peso, fadiga, alterações na pele, mudança no funcionamento de órgãos como intestino e a bexiga. Em caso de suspeitas o médico deve ser procurado urgentemente.

Além disso, é preciso se prevenir. Algumas ações podem contribuir para reduzir os riscos de adquirir a doença, como:

  • Evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Mantenha o peso corporal adequado;
  • Pratique atividades físicas;
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos;
  • Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 devem ser vacinados contra o HPV.

voltar