Saúde em Destaque

03/10/2018

Dor no joelho: como evitar?

A dor no joelho pode acontecer pelo excesso de peso, desgaste na articulação, quedas ou lesões esportivas. Na maioria dos casos, pode não ser nada tão grave, mas só um especialista poderá analisar cada situação para indicar o melhor tratamento e acabar com este incômodo.

No caso dos atletas, a lesão pode surgir como uma reação inflamatória causada por postura inadequada ao praticar a atividade física. Isto acontece com bastante frequência nos ciclistas, que não ajustam a bicicleta adequadamente e, além da má posição, se expõe a uma carga de treinamento muito alta.

Dor no joelho é uma das queixas mais comuns no consultório médico, pois através da articulação do joelho passa todo o peso do corpo e esta permite vários graus de movimento, sendo susceptível, a vários tipos de patologias como os traumas no esporte, doenças inflamatórias e alterações degenerativas.

Aos primeiros sintomas de dor nesta região deve-se procurar um ortopedista especialista de joelho para fazer o diagnostico correto e tratar para que não se torne uma lesão crônica.

A prevenção se dá com alongamentos e fortalecimento dos músculos do joelho e treinos para a melhora do equilíbrio.

voltar