Saúde em Destaque

11/07/2018

Como ter autonomia e qualidade de vida na terceira idade?

A população mundial está envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2050, a expectativa é que a quantidade de idosos no Brasil triplique, atingindo mais de 66 milhões de indivíduos. Nesta fase, após o tão esperado momento da aposentadoria, muitos idosos tendem a se isolar, ficam mais em casa, se afastando dos antigos amigos do trabalho. Porém, o convívio social e a família são essenciais para uma terceira idade feliz.

Para garantir uma boa qualidade de vida, o idoso deve continuar exercendo as atividades cotidianas de antes, como lavar louças, estender roupas e tomar banho sozinho. É claro que os movimentos ficam limitados, então, tudo deve ser feito de acordo com o seu tempo, sem pressa. Religiosidade, esportes, momentos em família e amigos favorecem para o bem-estar emocional do idoso.

Quanto à saúde do organismo, em todas as fases da vida é fundamental manter uma boa alimentação, pois refeições equilibradas fornecem energia e mantém as células saudáveis. Além de ter uma atividade física como um hobby. Estes momentos também servem para interação com outras pessoas. Fazer uma caminhada, hidroginástica e demais atividades em grupo auxiliam e muito na qualidade de vida do idoso.

voltar