Saúde em Destaque

04/07/2018

Dia da Saúde Ocular alerta para cuidados com a visão

Geralmente, as pessoas só começam a dar valor para o sentido da visão quando inicia algum problema. Porém, é muito importante cuidar dos olhos para que não se chegue a ter nenhuma perda visual. Não espere algum sintoma, faça o acompanhamento com um oftalmologista e mantenha os cuidados básicos de rotina que ele indicar para manter sua visão boa por muito mais tempo.

Muitas doenças oculares não apresentam sintomas nas fases iniciais, por isso é essencial fazer consultas regularmente, assim, o médico irá identificar algum problema no começo e evitar o agravamento do mesmo. Preste atenção nos sintomas: lacrimejamento após realizar atividades que exigem um esforço visual maior (assistir televisão, ler, desenhar), olho vermelho, secreção e crostas nos cílios. Perceba também se você aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor ou aproxima-se muito do papel para ler (ou o contrário, afasta muito os objetos para ler melhor). Visão embaçada, sensibilidade à luz, dores de cabeça, visão dupla, são outros sintomas que a sua visão não está boa.

Lembre-se: mesmo não apresentando nenhum destes sintomas, faça uma consulta com o oftalmologista pelo menos, de dois em dois anos. Além disso, alguns cuidados contribuem para a preservação da visão, como:

  • Sempre que sair ao sol, use óculos com proteção UV.
  • Evite coçar a região dos olhos, isso piora muito o quadro de alergia e irritações e ainda, pode machucar o olho.
  • Evite o uso excessivo de colírios, nunca use nada sem prescrição médica.
  • Não compartilhe maquiagens e nem durma maquiada, os canais de drenagem dos olhos podem entupir e gerar infecções.
  • Lave sempre a região dos olhos com muito cuidado.

 

 

voltar