Saúde em Destaque

07/02/2018

No carnaval hidratação e alimentação saudável são essenciais

Durante as festas carnavalescas as ruas ficam cheias durante o dia e a noite. Homens e mulheres desfilando e dançando por horas e horas parece ser divertido, no entanto, para dar conta de tanto tempo em pé, sem dormir e com a alimentação alterada, alguns cuidados são fundamentais.

De acordo com a clínica médica do Hospital Santa Clara, Dra. Aline Pécora, o consumo de bebida alcoólica precipita aumento da vontade de urinar e consequentemente, provoca desidratação. “Manter o corpo hidratado proporciona bem-estar e o bom funcionamento dos órgãos. Água de coco, sucos naturais e isotônicos são líquidos que repõem eletrólitos e a água corporal”, indica a Dr. Aline.

Durante o dia é essencial usar o protetor solar e tentar ficar na sombra. Separar um tempo para descanso também é importante. Muitas horas sem dormir acabam sendo prejudicial à saúde.

Recomenda-se uma dieta balanceada que se baseia na pirâmide alimentar: carboidratos, proteínas e lipídeos. A dica é manter equilíbrio nas refeições e evitar o consumo de alimentos ricos em frutose (doces de frutas, geleias, grãos), cafeína (refrigerante de cola, café, chá mate e preto) e sódio (embutidos, queijos amarelos). “Evitar o excesso de álcool também é fundamental para garantir que a festa continue boa. Não estrague tudo, cuide da saúde também nos dias de folia”, finaliza Dra. Aline.

Conteúdo: Kompleta Comunicação - Assessoria de Imprensa

Fonte: Dra. Aline Pécora

Especialidade: Clínica Médica

CRM: 54346

 

voltar