Gestão de Qualidade

A gestão de qualidade do Hospital Santa Clara tem por finalidade, promover ações institucionais de melhoria contínua na gestão de processos, elevando o padrão dos serviços prestados por meio de indicadores de qualidade, avaliação da satisfação do paciente, definição de metodologias, ferramentas da qualidade e controle dos instrumentos administrativos que compõem a estrutura organizacional. Garantindo assim, a melhoria contínua da qualidade dos serviços e a segurança do paciente.
A qualidade dos serviços hospitalares deve ser vista como um conjunto de ações que interagem, através das pessoas envolvidas nos diferentes processos e áreas, que resultam na prestação da assistência à saúde. O trabalho de equipe é um principio fundamental para o sucesso dessa gestão.  


Política da Qualidade
Atender ao cliente de forma segura, confiável, com alta taxa de resolutividade e aprimorar os processos continuadamente.
 
Objetivos   

  • Confiabilidade e aprimoramento dos processos

  • Garantir a segurança do paciente

  • Gerenciar riscos institucionais

  • Promover as decisões com base na análise crítica dos resultados

 

O Hospital Santa Clara foi o 1º Hospital acreditado ONA Nível 3, e mantém a busca incessante por um processo permanente de melhoria da qualidade. Vale ressaltar que a Acreditação não é um processo fiscal e sim educacional, para que toda a equipe do Hospital atenda a uma série de padrões (requisitos) elaborados, propiciando um compromisso visível, por parte da instituição de melhorar a qualidade do cuidado ao paciente, garantir um ambiente seguro, e trabalhar constantemente para reduzir os riscos aos pacientes e aos profissionais.
Com a Acreditação foram desenvolvidos vários trabalhos junto aos colaboradores como a sensibilização educativa, implementação dos POP (Procedimento Operacional Padrão), dos IT (Instruções de Trabalho) e treinamentos. São aplicados de maneira efetiva todos os dias, beneficiando as rotinas internas e refletindo no bom atendimento, nos serviços de qualidade e no conforto dos nossos clientes.