Accreditation Canada

HOSPITAL SANTA CLARA MEMBRO DO PROCESSO QMENTUM – COM A ACCREDITATION CANADA INTERNATIONAL E IQG - HEALTH SERVICES ACCREDITATION


Acreditação é um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas sim um programa de educação continuada. A certificação contempla a instituição como um todo e não apenas setores ou departamentos isolados.  
É uma metodologia que as organizações de saúde utilizam para avaliar e implementar a segurança dos serviços prestados ao paciente, aprimorando os procedimentos e deixando-os ainda mais eficazes. Isso se dá por meio da identificação dos possíveis riscos durante o atendimento e estimulando a melhoria contínua dos processos internos. Também é importante ressaltar que este método possui critérios de avaliação adaptados às diversidades culturais de cada país e preconiza critérios de excelência mundialmente reconhecidos 


O que é o Programa Qmentum Internacional?
O QMentum, significa “momento de qualidade” – é um método que está  alicerçado em 3 pilares: governança clinica, medicina baseada em evidência e menos sobrecarga em colaboradores no processo de acreditação, oferece uma forma de atendimento de excelência ajustada a realidade das instituições de saúde,  focado no entendimento dos processos, diminuindo a burocracia, a papelada e racionalizando o tempo.
Um dos diferenciais é a adoção de times de profissionais, a estruturação de 31 protocolos que reúnem as práticas essenciais exigidas pelo Qmentum e a ferramenta “tracer”, que permite rastrear a cadeia de eventos ao paciente identificando evidências que possam melhorar os processos de qualidade e segurança dos cuidados assistenciais.
O programa canadense de acreditação aposta na redução de eventos adversos, no aumento da confiabilidade, na redução de custos e no aumento da rentabilidade sempre focando na melhora da qualidade e da segurança dos cuidados com o paciente e no atendimento às necessidades da população. O sistema de Acreditação Canadense gera um selo de qualidade diferenciado e de reconhecimento internacional. As instituições que possuem o certificado são reconhecidas por seu modelo de gestão e pelas melhorias contínuas que refletem a sua excelência no atendimento.

 

Veja mais sobre o assunto clicando aqui